Ministério da Justiça e Segurança Pública adquire 159 mil pistolas Beretta APX

A fábrica de armas italiana Pietro Beretta anunciou que ganhou a licitação promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) do Brasil para a compra de até 159.000 pistolas, calibre 9×19 mm, que equiparão as unidades da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e outros órgãos de segurança pública em vários Estados brasileiros.

A pistola vencedora é a Beretta APX, uma pistola semiautomática feita com amplo uso de tecnopolímeros e todas as pistolas serão construídas na Itália, na fábrica de Gardone Val Trompia, na província de Bréscia.

O contrato, assinado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), terá o valor máximo de 57 milhões de euros e a duração máxima de 18 meses.

O presidente da Pietro Beretta SpA comentou sobre a vitória da seguinte forma:

“Estamos muito satisfeitos com este resultado, que veio ao final de um ano certamente complexo. Nossa empresa já tem um passado no Brasil. Em 1948 meus tios-avós escolheram aquele país para iniciar a internacionalização industrial do Grupo e em Brasília construíram a primeira unidade de produção estrangeira sob a bandeira Beretta do Brasil. Lá produzimos pistolas até a década de 1970, quando decidimos vender plantas e licenças para a Taurus e nos mudar para os Estados Unidos para fundar a Beretta USA.

O concurso hoje adjudicado tem um duplo sentido para nós: é uma importante confirmação da validade da plataforma do produto e ao mesmo tempo um reconhecimento pelo grande trabalho da equipa interna da Beretta, que continuou a operar com o habitual profissionalismo mesmo no difícil contexto de nos últimos meses. Agradeço em particular a todos os meus colaboradores que contribuíram para este resultado e às instituições que têm estado ao nosso lado”.

A Beretta APX é usada nas Forças Especiais da Albânia (RENEA), no Exército Italiano e nas Forças Especiais, alguns Corpos de Polícia Local da Itália e França, a Polícia Nacional da Polônia e dois Departamentos de Polícia dos EUA e muitas outras forças policiais em todo o mundo, incluindo os do Vietnã, Tailândia, etc.

A Beretta APX foi lançada em 2016 e possui cinco variantes, pesa em média 750g e calça os calibres 9×19mm NATO, 9×21mm IMI e o .40 S&W.

Fonte: TecnoDefesa