O russo Mikhail Timofeevich Kalashnikov, nascido em 10 de novembro de 1919 e falecido aos 94 anos em 23 de dezembro de 2013, foi um militar russo, inventor, engenheiro militar, escritor, inventor do lendário fuzil de assalto AK-47 e suas melhorias o AKM e AK-74, assim como a metralhadora RPK e outra centena de projetos.
Em 1938, Kalashnikov, ele entrou para o Exército da União Soviética, o poderoso Exército Vermelho. Num primeiro momento, foi motorista e mecânico de carros de combates, logo depois foi promovido a Sargento, onde se tornou, por mérito, comandante de um T-34.
Ferido na Batalha de Briansk, foi enviado ao hospital para que tratasse dos ferimentos. E foi justamente nessa época que a história dos fuzis de assalto começou a mudar. Kalashnikov ouviu diversas reclamações de seus companheiros hospitalizados, muitas delas eram referentes aos fuzis que eles utilizavam, as queixas mais comuns eram que em sua maioria, os fuzis eram pesados e de ciclagem lenta.
Pensando nisso, Kalashinikov projetou uma submetralhadora, infelizmente, ou felizmente, o projeto não foi aceito pelo Exército Soviético, culminando assim em outro projeto, uma carabina a gás para competição, que posteriormente deu vida a uma das armas mais confiáveis e usadas no mundo, o fuzil que leva seu nome: Avtomat Kalashnikova 1947, o famosissimo AK-47.
Foi em 1944 que Kalashnikov desenhou o que seria o projeto da AK-47, que foi entregue aos oficiais das Forças Armadas da União Soviética, onde posteriormente foi aceito e fabricado em larga escala, tornando-o então, o fuzil de assalto padrão da infantaria soviética.
Após isso, se retirou da vida militar, sendo promovido honorificamente a Coronel em 1971, posteriormente condecorado com o título de Doutor Honorário em Engenharia e em 1994 foi promovido, também honorificamente, a Major-General. Apesar de não receber absolutamente nada pela criação da AK-47, o Exército Russo reconheceu sua valiosa contribuição ao mundo das armas de fogo e também seus serviços prestados às Forças Armadas do país.
- Condecorações:
- Prêmio Estadual da URSS;
- Prêmio Stalin de Primeira Classe;
- Ordem de Lenin (3x);
- Ordem da Grande Guerra Patriótica de Primeira Classe;
- Ordem da Estrela Vermelha;
- Herói do Trabalho Socialista (2x);
- Ordem de Santo André;
- Herói da Federação Russa;
- Ordem para o Mérito à Pátria.