Avaliado em 3 milhões de dólares, o revólver Colt Single Action Army em calibre .44 Magnum pertenceu ao xerife Pat Garrett e foi usada para matar Billy the Kid em 14 de julho de 1881 no Novo México.
Segundo a casa de leilões Bonhams, o pedaço da história dos Estados Unidos foi vendido por 6,03 milhões de dólares, cerca de R$ 31 milhões.
Desta forma, a peça “é o vestígio de uma das histórias mais míticas do Velho Oeste”, e segundo a casa de leilões, está em muito bom estado.
Registrado como Henry McCarty, Billy the Kid nasceu em 3 de novembro de 1859 e ficou conhecido como um pistoleiro e ladrão de gado e cavalos nos Estados Unidos.
Antes de se tornar um conhecido fora-da-lei, participou na Guerra do Condado de Lincoln, no Novo México.
Outro grande nome do Velho Oeste, Pat Garrett, o xerife que encontrou e matou Billy The Kid, também foi representado em várias ocasiões no cinema.
Conta-se que enquanto estava escondido no rancho de um amigo, foi surpreendido por Pat Garrett em um dos cômodos do local, o xerife disparou duas vezes e um dos tiros acertou o peito de Billy, que morreu pouco depois, aos 21 anos.
Essa é uma das mais icônicas e conhecidas histórias do velho oeste americano.
Acima, a carta de autenticidade e uma foto que comprovam a origem da arma. Notem a preocupação da época com o registro dos fatos para a cultura e história nacional.
Antes do leilão, o recorde de preço de venda de uma arma de fogo foi de 1,98 milhão de dólares por um par de pistolas do século XVIII, oferecidas pelo marquês de Lafayette a George Washington durante a Revolução Americana.
O Portal Armas de Fogo fará uma pesquisa e em breve trará aos amigos e leitores os detalhes deste par de pistolas.
Fonte: Bonhams