O CAR System tem ganhado bastante notoriedade nos últimos anos no Brasil, especialmente em decorrência de suas repetidas aparições no cinema. O sistema, contudo, é muito mais que Hollywood pensa e vai além das posições de tiro.

Jeff Johnsgaard instruindo aluno no CAR Avançado em janeiro de 2019

Paul Castle, nascido em Ramsgate, na Inglaterra, em 14 de Janeiro de 1959, entrou para a polícia de Kent com 18 anos e serviu em várias funções, desde “detective” até instrutor. Após sua aposentadoria, ele se mudou para os Estados Unidos, onde iniciou oficialmente sua carreira como instrutor tático. Nessa ocasião ele fundou a Sabre Tactical (www.sabretactical.com) . Foi a partir de então que Castle organizou seu pensamento e desenvolveu o CAR System.

O sistema é especialmente conhecido por uma das suas três posições principais – a Combat Position, ao lado da Close Quarters Position e da Apogee Position.

Nessa posição, toda a fisiologia do estresse e da visão funcionam harmonicamente com a cinesiologia a fim de assegurar disparos rápidos, visada limpa, movimentação sem comprometimento da pontaria, ambidestria, controle de 360°, altíssimo nível de retenção de armamento e outras características importantes para o combate, especialmente nas distâncias mais comuns para os confrontos urbanos (abaixo de 7m).

O sistema também prevê a utilização da arma sem visada, para o cenário extremamente curto (até 2m), e do disparo de precisão, para distâncias maiores. Ele pode ser empregado desde pistolas, até espargidores de pimenta, espingardas, carabinas, submetralhadoras, e assim por diante.

Além disso, o CAR System também treina a utilização do equipamento com apenas uma das mãos, em caso de lesão, no SHOT (Single Handed Operator Tactics) e do trabalho de equipe para CQB, por meio do IROC (Immediate Room Oriented Combat) ou IVOC (Immediate Vehicle Oriented Combat).

Castle faleceu em 14 de Setembro de 2011. Seu braço direito, Jeff Johnsgaard leva adiante sua história com a Sabre Tactical e com a NTS. Você pode saber mais sobre o CAR System acessando o site oficial da Sabre Tactical (www.sabretactical.com) ou por meio dos seus instrutores credenciados no Brasil, na Academia Brasileira de Armas (www.academiadearmas.com).